A Agenda 21 do Vale do Rio
Cabuçu, tem como objetivo colher as vozes do Vale do Rio Cabuçu: a nossa
historia, a nossa cultura, a forma de viver, nossas questões sociais,
ambientais e políticas. Especialmente nas questões políticas, em meio aos
ensaios dos partidos políticos objetivando as eleições municipais que estão próximas.
Sem duvidas receberemos visitas dos políticos de outras regiões do município, que
não conhecem a nossa realidade, mas também receberemos as visitas dos nossos políticos
nativos, que são aqueles que deparamos diariamente com seus nomes escritos nos
muros de eleições anteriores, suas promessas atendidas, ou aquelas que ainda
não foram concretizadas por inúmeros motivos que desconhecemos, ou não
participamos efetivamente de sua concretização. A agenda 21 do Vale do Rio Cabuçu
poderá ser um bom canal de participação, avaliação, e de outros aspectos que
afligem a nossa população, e essencialmente dentro dos “Principios da Carta da
Terra” isentando-se de bandeiras partidárias, mas absolvendo e expondo os
projetos políticos e seus idealizadores, e assim, oferecer qualidade local em
nosso “Voto Municipal” e futura cobrança dos projetos oferecidos pelas
agremiações partidárias, e seus membros eleitos neste próximo pleito municipal. A partir deste
texto do Eduardo Bizon, que tem sua atenção mais voltada as questões da saúde,
inclusive como Conselheiro de Saúde, sempre atuando voluntariamente.
Recentemente nos permitiu que publicássemos os seus textos, que consta em seu
blog – eduardobizon.zip.net – é a abordagem da nossa atual realidade, postada
em 26/11/2011, que retrata a visão de saúde/ambiental proporcionada por uma
atividade que é importante, mas que não deveria estar em meio a um conjunto
habitacional, e a bairros exclusivamente residenciais de acordo ao Plano
Diretor do Município, e especialmente dentro do Vale do Cabuçu que já tem inúmeros
poluidores de boa “Casca” para a qualidade de vida da nossa população. Ex.
Aeroporto Internacional de Guarulhos, com os seus 500 voos diários, e com a
ampliação do Terceiro Terminal chegando a 800 voos/dia, somando-se Projeto do
Rodoanel Norte. Enfim, seja bem-vindo Engo. Eduardo Bizon, e antecipadamente as
entidades que participam da Agenda 21 do Vale do Rio Cabuçu, agradecem a disponibilidade de suas informações e de amplo conhecimento de nossa região.
Terminal
de Cargas Fernão Dias é contrário à Saúde e ao Meio Ambiente
Um assunto
polêmico é o que se refere ao Terminal de Cargas Fernão Dias. Considerado o
maior da América do Sul, foi instalado na década de 1980, na região de Vila
Sabrina, pelo então prefeito Mario Covas influenciado pelo seu antecessor,
Reinaldo de Barros, que em sua gestão já havia inaugurado no mesmo local o
Shopping do Caminhoneiro, designado Rodo-Shopping. Na realidade ambos estavam
inadvertidamente trazendo, para essa região da Zona Norte de São Paulo, uma
assombração gigante produtora de gases poluentes expelidos pela queima de
óleo diesel de milhares de caminhões que entram, ficam estacionados vários
dias até conseguir carga para sair da região. Considerando que o óleo diesel brasileiro
é um dos piores do mundo, como agente poluidor torna-se devastador ao longo
do tempo. Ventos que sopram nas
direções norte e leste, conforme constatado por gestores ambientais levam o
gás poluente ali produzido para o lado norte da cidade batendo às portas da
reserva florestal da Serra da Cantareira e para o leste aglomerando no lado
residencial classe “A” do bairro do Tatuapé, Anália Franco. Obviamente que os
males produzidos aos moradores dos bairros vizinhos ao Terminal de Cargas são
catastróficos. Essa região de população flutuante, haja vista a quantidade
enorme de caminhoneiros e ajudantes oriundos de todos os locais do país e de
outros paises da América do Sul, além da poluição do ar e sonora fabricada
gratuitamente pelos caminhões produzindo estresse alimentador de doenças
coronárias, respiratórias e auditivas, também carregam agentes de doenças
infecto-contagiosas tais como as sexualmente transmissíveis, dengue e
tuberculose. Isso é fato, não há o que contestar. Basta consultar os índices epidemiológicos
da região para se chegar a conclusões confirmativas.
O Terminal de Cargas Fernão Dias precisa e deve
ser encarado como provisório para que num futuro próximo seja transferido
para regiões lindeiras ao Rodo-Anel. Isso é ponto inquestionável para quem
pensa de maneira sensata e teme por um futuro indesejável. Aí sim o local
poderá se transformar num complexo de moradia popular com infra-estrutura
necessária, ou seja, escolas de nível fundamental e médio, posto de saúde,
praças jardinadas, centro cultural e centro esportivo. No mais, os moradores
dos bairros próximos ao Terminal, tais como, Jardim Japão, Vila Sabrina,
Parque Novo Mundo, Vila Maria Alta, Jardim Guancã, Jardim Brasil e Parque Edu
Chaves continuam suportando caminhões pesados transitando à porta de suas
residências. Muito embora o Viaduto da
Fernão Dias localizado próximo ao Terminal tenha sido inaugurado em maio de
2008, ainda não surtiu o efeito esperado pelos moradores, pois até o momento
a Secretaria Municipal de Transportes através da CET não tomou providências
de modo a inibir o tráfego de caminhões pela região como um todo. Em 2003,
moradores se mobilizaram e convenceram as autoridades e políticos da
necessidade do funcionamento do Viaduto de forma a afastar os caminhões dos bairros
residenciais. Mas, infelizmente, a população foi traída pelos administradores
municipais, pois o Viaduto só rendeu benefícios às empresas de transporte. É
o poder econômico se sobrepondo aos interesses coletivos dos menos
influentes, ou melhor, do cidadão que só existe como gente na hora do voto.
Editorial:
Agenda 21 Cabuçu River Valley, aims to collect the voices of the River Valley
Cabuçu: our history, our culture, way of life, our social, environmental and
political. Especially in politics, amid the trials of political parties
aiming at the municipal elections that are coming. No doubt we will
receive visits from politicians in other parts of the city, who do not know our
reality, but also receive visits from our politicians natives, who are those
who are faced daily with their names written on the walls of previous
elections, met their promises, or those who have not yet been implemented
for many reasons we do not know or do not participate effectively in its
implementation. Agenda 21 Cabuçu River Valley may be a good channel for
participation, evaluation, and other issues that afflict our people, and
essentially within the "Principles of the Charter of the Earth" is
the waiving party flags, but acquitting and exposing political projects
and their creators, and thus offer local quality in our "Municipal
Voting" and future collection of designs offered by partisan and its
members elected at the next municipal elections. From this text Bizon
Eduardo, who has turned his attention more health issues, including as Director
of Health, always acting voluntarily. We recently allowed us to publish
their texts, which appears on his blog - eduardobizon.zip.net - is the approach
of our current reality, posted on 11.26.2011, depicting the vision of health /
environment provided by an activity that is important, but that should not
be in the midst of a housing and residential neighborhoods exclusively
according to the Master Plan of the City, and especially in the Valley already
has numerous Cabuçu polluters good "bark" for quality of life our
population. Ex Guarulhos International Airport, with its 500 daily
flights, and an expansion of the Third Terminal reaching 800 flights / day,
adding to the Ring Road North Project. Anyway, welcome Engo. Eduardo
Bizon, and advance the entities participating in the Agenda 21 River Valley
Cabuçu, thank availability of information and their extensive knowledge of our
region.
A controversial issue is what is referred to the Cargo Terminal Fernao
Dias.Considered the largest in South America, was installed in the 1980s, the
region of Vila Sabrina, the mayor Mario Covas influenced by his predecessor,
Reinaldo de Barros, who in his administration had already opened in the same
location Shopping Truckers,Road-designated Shopping. In fact both were
inadvertently brought to this region of the North Zone of São Paulo, a haunting
giant producer of greenhouse gases expelled by the burning of thousands of
diesel trucks that come, are parked for several days until you can load to
leave the area. Whereas the diesel Brazil is the worst one of the world as
the pollutant becomes overwhelming over time. Winds blowing in the
northward and eastward, as evidenced by managers take environmental pollutant
gas produced there to the north side of town knocking on the doors of the
forest reserve of Serra da Cantareira and east side residential crowding in
class "A" of the neighborhood of Birmingham, Analia Franco. Obviously,
the evils produced to residents in surrounding neighborhoods to the Cargo
Terminal are catastrophic. This region of the floating population, given
the enormous amount of truck drivers and helpers from all parts of the country
and other countries of South America, as well as air pollution and noise made
by trucks producing stress free feeder coronary heart disease, respiratory and
auditory, agents also carry infectious diseases such as sexually transmitted
diseases, dengue and tuberculosis. This is true, there is nothing to
contest. Just consult the epidemiological indices of the region to arrive
at conclusions confirming. The Cargo Terminal Fernao Dias needs and should
be regarded as provisional for the near future be transferred to regions bordering
the Road-Ring. This point is undeniable for those who think wisely and
fears for a future undesirable. Then yes there may be becoming a popular
housing complex with necessary infrastructure, ie schools at primary and
secondary health centers, plazas jardinadas, cultural center and sports center. In
all, residents of neighborhoods near the terminal, such as Japan Garden, Vila
Sabrina, New World Park, Villa Maria High, Guancã Garden, Garden Park Edu
Chaves Brazil and continue to bear heavy trucks traveling on the door of their
homes. Although the Fernao Dias Viaduct located near the terminal was
inaugurated in May 2008, has not had the effect expected by residents, since so
far the City Department of Transportation through the CET has not taken action
in order to inhibit traffic trucks through the region as a whole. In
2003, residents have mobilized and convinced the authorities and politicians of
the necessity of the operation the Viaduct in order to remove trucks from
residential neighborhoods. But unfortunately, the population was betrayed
by the city administrators, because the viaduct only yielded benefits to
transport companies. It is the economic power overlapping the collective
interests of the less influential, or rather, the citizen who exists only as
people in the time of the vote.
Written by Eduardo Bizon to 20h02 - 26/11/2011
Photo: Ga.Ramos - many evictions signal - smoke (products derived from
burning kerosene) performed by aircraft daily on the River Valley Cabuçu -
22/02/12.
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