segunda-feira, 26 de março de 2012

Editorial:
A Agenda 21 do Vale do Rio Cabuçu, tem como objetivo colher as vozes do Vale do Rio Cabuçu: a nossa historia, a nossa cultura, a forma de viver, nossas questões sociais, ambientais e políticas. Especialmente nas questões políticas, em meio aos ensaios dos partidos políticos objetivando as eleições municipais que estão próximas. Sem duvidas receberemos visitas dos políticos de outras regiões do município, que não conhecem a nossa realidade, mas também receberemos as visitas dos nossos políticos nativos, que são aqueles que deparamos diariamente com seus nomes escritos nos muros de eleições anteriores, suas promessas atendidas, ou aquelas que ainda não foram concretizadas por inúmeros motivos que desconhecemos, ou não participamos efetivamente de sua concretização. A agenda 21 do Vale do Rio Cabuçu poderá ser um bom canal de participação, avaliação, e de outros aspectos que afligem a nossa população, e essencialmente dentro dos “Principios da Carta da Terra” isentando-se de bandeiras partidárias, mas absolvendo e expondo os projetos políticos e seus idealizadores, e assim, oferecer qualidade local em nosso “Voto Municipal” e futura cobrança dos projetos oferecidos pelas agremiações partidárias, e seus membros eleitos neste próximo pleito municipal.  A partir deste texto do Eduardo Bizon, que tem sua atenção mais voltada as questões da saúde, inclusive como Conselheiro de Saúde, sempre atuando voluntariamente. Recentemente nos permitiu que publicássemos os seus textos, que consta em seu blog – eduardobizon.zip.net – é a abordagem da nossa atual realidade, postada em 26/11/2011, que retrata a visão de saúde/ambiental proporcionada por uma atividade que é importante, mas que não deveria estar em meio a um conjunto habitacional, e a bairros exclusivamente residenciais de acordo ao Plano Diretor do Município, e especialmente dentro do Vale do Cabuçu que já tem inúmeros poluidores de boa “Casca” para a qualidade de vida da nossa população. Ex. Aeroporto Internacional de Guarulhos, com os seus 500 voos diários, e com a ampliação do Terceiro Terminal chegando a 800 voos/dia, somando-se Projeto do Rodoanel Norte. Enfim, seja bem-vindo Engo. Eduardo Bizon, e antecipadamente as entidades que participam da Agenda 21 do Vale do Rio Cabuçu, agradecem  a disponibilidade de suas informações e de amplo conhecimento de nossa região.


Terminal de Cargas Fernão Dias é contrário à Saúde e ao Meio Ambiente
Um assunto polêmico é o que se refere ao Terminal de Cargas Fernão Dias. Considerado o maior da América do Sul, foi instalado na década de 1980, na região de Vila Sabrina, pelo então prefeito Mario Covas influenciado pelo seu antecessor, Reinaldo de Barros, que em sua gestão já havia inaugurado no mesmo local o Shopping do Caminhoneiro, designado Rodo-Shopping. Na realidade ambos estavam inadvertidamente trazendo, para essa região da Zona Norte de São Paulo, uma assombração gigante produtora de gases poluentes expelidos pela queima de óleo diesel de milhares de caminhões que entram, ficam estacionados vários dias até conseguir carga para sair da região. Considerando que o óleo diesel brasileiro é um dos piores do mundo, como agente poluidor torna-se devastador ao longo do tempo. Ventos que sopram nas direções norte e leste, conforme constatado por gestores ambientais levam o gás poluente ali produzido para o lado norte da cidade batendo às portas da reserva florestal da Serra da Cantareira e para o leste aglomerando no lado residencial classe “A” do bairro do Tatuapé, Anália Franco. Obviamente que os males produzidos aos moradores dos bairros vizinhos ao Terminal de Cargas são catastróficos. Essa região de população flutuante, haja vista a quantidade enorme de caminhoneiros e ajudantes oriundos de todos os locais do país e de outros paises da América do Sul, além da poluição do ar e sonora fabricada gratuitamente pelos caminhões produzindo estresse alimentador de doenças coronárias, respiratórias e auditivas, também carregam agentes de doenças infecto-contagiosas tais como as sexualmente transmissíveis, dengue e tuberculose. Isso é fato, não há o que contestar. Basta consultar os índices epidemiológicos da região para se chegar a conclusões confirmativas. O Terminal de Cargas Fernão Dias precisa e deve ser encarado como provisório para que num futuro próximo seja transferido para regiões lindeiras ao Rodo-Anel. Isso é ponto inquestionável para quem pensa de maneira sensata e teme por um futuro indesejável. Aí sim o local poderá se transformar num complexo de moradia popular com infra-estrutura necessária, ou seja, escolas de nível fundamental e médio, posto de saúde, praças jardinadas, centro cultural e centro esportivo. No mais, os moradores dos bairros próximos ao Terminal, tais como, Jardim Japão, Vila Sabrina, Parque Novo Mundo, Vila Maria Alta, Jardim Guancã, Jardim Brasil e Parque Edu Chaves continuam suportando caminhões pesados transitando à porta de suas residências. Muito embora o Viaduto da Fernão Dias localizado próximo ao Terminal tenha sido inaugurado em maio de 2008, ainda não surtiu o efeito esperado pelos moradores, pois até o momento a Secretaria Municipal de Transportes através da CET não tomou providências de modo a inibir o tráfego de caminhões pela região como um todo. Em 2003, moradores se mobilizaram e convenceram as autoridades e políticos da necessidade do funcionamento do Viaduto de forma a afastar os caminhões dos bairros residenciais. Mas, infelizmente, a população foi traída pelos administradores municipais, pois o Viaduto só rendeu benefícios às empresas de transporte. É o poder econômico se sobrepondo aos interesses coletivos dos menos influentes, ou melhor, do cidadão que só existe como gente na hora do voto.


 Escrito por Eduardo Bizon às 20h02 - 26/11/2011 Foto: Ga.Ramos - diversos despejos de sinalização - fumaça (Produtos oriundo da queima de Querozene) realizados por aeronaves diariamente sobre o Vale do Rio Cabuçu - 22/02/12.


Editorial:


Agenda 21 Cabuçu River Valley, aims to collect the voices of the River Valley Cabuçu: our history, our culture, way of life, our social, environmental and political. Especially in politics, amid the trials of political parties aiming at the municipal elections that are coming. No doubt we will receive visits from politicians in other parts of the city, who do not know our reality, but also receive visits from our politicians natives, who are those who are faced daily with their names written on the walls of previous elections, met their promises, or those who have not yet been implemented for many reasons we do not know or do not participate effectively in its implementation. Agenda 21 Cabuçu River Valley may be a good channel for participation, evaluation, and other issues that afflict our people, and essentially within the "Principles of the Charter of the Earth" is the waiving party flags, but acquitting and exposing political projects and their creators, and thus offer local quality in our "Municipal Voting" and future collection of designs offered by partisan and its members elected at the next municipal elections. From this text Bizon Eduardo, who has turned his attention more health issues, including as Director of Health, always acting voluntarily. We recently allowed us to publish their texts, which appears on his blog - eduardobizon.zip.net - is the approach of our current reality, posted on 11.26.2011, depicting the vision of health / environment provided by an activity that is important, but that should not be in the midst of a housing and residential neighborhoods exclusively according to the Master Plan of the City, and especially in the Valley already has numerous Cabuçu polluters good "bark" for quality of life our population. Ex Guarulhos International Airport, with its 500 daily flights, and an expansion of the Third Terminal reaching 800 flights / day, adding to the Ring Road North Project. Anyway, welcome Engo. Eduardo Bizon, and advance the entities participating in the Agenda 21 River Valley Cabuçu, thank availability of information and their extensive knowledge of our region.



Cargo Terminal Fernao Dias is contrary to Health and the Environment

A controversial issue is what is referred to the Cargo Terminal Fernao Dias.Considered the largest in South America, was installed in the 1980s, the region of Vila Sabrina, the mayor Mario Covas influenced by his predecessor, Reinaldo de Barros, who in his administration had already opened in the same location Shopping Truckers,Road-designated Shopping. In fact both were inadvertently brought to this region of the North Zone of São Paulo, a haunting giant producer of greenhouse gases expelled by the burning of thousands of diesel trucks that come, are parked for several days until you can load to leave the area. Whereas the diesel Brazil is the worst one of the world as the pollutant becomes overwhelming over time. Winds blowing in the northward and eastward, as evidenced by managers take environmental pollutant gas produced there to the north side of town knocking on the doors of the forest reserve of Serra da Cantareira and east side residential crowding in class "A" of the neighborhood of Birmingham, Analia Franco. Obviously, the evils produced to residents in surrounding neighborhoods to the Cargo Terminal are catastrophic. This region of the floating population, given the enormous amount of truck drivers and helpers from all parts of the country and other countries of South America, as well as air pollution and noise made by trucks producing stress free feeder coronary heart disease, respiratory and auditory, agents also carry infectious diseases such as sexually transmitted diseases, dengue and tuberculosis. This is true, there is nothing to contest. Just consult the epidemiological indices of the region to arrive at conclusions confirming. The Cargo Terminal Fernao Dias needs and should be regarded as provisional for the near future be transferred to regions bordering the Road-Ring. This point is undeniable for those who think wisely and fears for a future undesirable. Then yes there may be becoming a popular housing complex with necessary infrastructure, ie schools at primary and secondary health centers, plazas jardinadas, cultural center and sports center. In all, residents of neighborhoods near the terminal, such as Japan Garden, Vila Sabrina, New World Park, Villa Maria High, Guancã Garden, Garden Park Edu Chaves Brazil and continue to bear heavy trucks traveling on the door of their homes. Although the Fernao Dias Viaduct located near the terminal was inaugurated in May 2008, has not had the effect expected by residents, since so far the City Department of Transportation through the CET has not taken action in order to inhibit traffic trucks through the region as a whole. In 2003, residents have mobilized and convinced the authorities and politicians of the necessity of the operation the Viaduct in order to remove trucks from residential neighborhoods. But unfortunately, the population was betrayed by the city administrators, because the viaduct only yielded benefits to transport companies. It is the economic power overlapping the collective interests of the less influential, or rather, the citizen who exists only as people in the time of the vote.


 Written by Eduardo Bizon to 20h02 - 26/11/2011
 Photo: Ga.Ramos - many evictions signal - smoke (products derived from burning kerosene) performed by aircraft daily on the River Valley Cabuçu - 22/02/12.


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